A ressurreição de Cristo é uma das verdades mais importantes para o Cristianismo

A ressurreição de Cristo é uma das verdades mais importantes para o Cristianismo! Sem ela não há Cristianismo, evangelho ou esperança de salvação! É sua vitoria “sobre a morte” que separa Jesus Cristo de…

  1. Abraão – o líder do Judaísmo.
  2. Buda – o líder do Budismo.
  3. Maomé – o líder do Islamismo.
  4. Allan Kardec – um dos líderes do Espiritismo.
  5. E de todas as divindades do Hinduísmo.

Só o Senhor Jesus exibe uma sepultura vazia!

Através dos séculos os cristãos têm sido perseguidos, aprisionados, torturados e executados por causa desta verdade. Mas a igreja nunca abriu mão desta certeza!

Por isso todos os anos, por ocasião da Páscoa, o Diabo levanta um boato contra a divindade ou ressurreição! Exemplos?

-Em 1988 o diretor Martin Scorsese lançou o filme “A Ultima Tentação de Cristo”, que apresenta um messias indeciso e mal resolvido.

-Em 2003 o autor Dan Brown lança “O Código Da Vinci”, romance que questiona a divindade de Cristo.

-Em 2012 um arqueólogo declarou ter achado um ossuário com os restos mortais de Jesus Cristo. Depois de muitas reportagens, especulações, e danos á fé de alguns, o achado foi declarado falso!

-Em na véspera desta páscoa de 2014, alguns jornais sensacionalistas noticiaram sobre um papiro antigo que revelaria que Cristo teve uma esposa! Fui pesquisar sobre o assunto numa fonte mais séria e descobri que se tratava de mais um alarme falso. Veja na Folha de São Paulo de 11/04/14 artigo “De novo, ‘a mulher de Jesus’” pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Graças a Deus, o Cristianismo tem base histórica sólida! Em I Cor 15:1-11 temos testemunhos convincentes da ressurreição de Cristo!

Se você for acusado falsamente de um crime, processado, e levado diante de um tribunal de justiça, torça para ter a seu favor 2 ou 3 testemunhas oculares! Quero dizer, se alguém quiser julgar “a ressurreição”, se foi fato ou fraude, Paulo apresenta mais de 500 testemunhas oculares! Muitos que morreram por causa deste testemunho!

Antes de falar das testemunhas oculares Paulo apresenta o seguinte:

I. O testemunho da Igreja Primitiva (1-2)

1 Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2 Por meio deste evangelho vocês são salvos…

Qual a mensagem do Evangelho? Que Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou (versos 3-4). Logo, nestes dois primeiros versos (acima) Paulo esta dizendo o seguinte: Os irmãos da igreja em Corinto, que viveram nos tempos de Cristo, não tinham nenhuma dúvida acerca da sua divindade, morte vicária e ressurreição! Permaneciam firmes! Pois eles tinham sido transformados pelo Cristo ressurreto! Eles tinham sido libertos da idolatria, adultério, avareza, vida de contravenção, alcoolismo e práticas homossexuais! (I Cor 6:9-10)

II. O testemunho das Escrituras (3-4)

3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

Além do testemunho vivo da igreja Paulo menciona o testemunho das Escrituras! Declarando que, tudo o que aconteceu com Jesus Cristo, aconteceu “segundo as Escrituras”! O Antigo Testamento profetizou sua encarnação, morte vicária e ressurreição. Por exemplo, leia o texto de Isaías 53.

III. O testemunho de testemunhas oculares! (5-8)

5 e apareceu a Pedro e depois aos Doze. 6 Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. 7 Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;
8 depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.

A primeira testemunha ocular mencionada é Pedro. Pedro é uma ótima testemunha, pois no princípio ele não acreditava na ressurreição. Tanto é que ele negou a Cristo três vezes, e voltou para sua antiga profissão. A segunda testemunha são os doze! Atos 1:3 diz: “Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.”

A terceira testemunha é o grupo dos 500 irmãos! Aos quais Cristo se revelou de uma só vez – a maioria dos quais ainda estavam vivos. Lembre-se que Paulo escreveu esta defesa vinte e cinco anos após a ressurreição.

A quarta testemunha é Tiago. Provavelmente, este não é o Tiago apóstolo, mas um dos irmãos de Cristo, pois aqui, Paulo o destaca à parte dos doze. Este também é uma testemunha relevante, pois em João 7:5 diz que os irmãos de Jesus não criam na sua divindade. Mas após a ressurreição sabemos que este Tiago, se converteu! Tornou-se um dos líderes da Igreja em Jerusalém!

A quinta testemunha é o próprio Paulo! Por várias razões Paulo é uma ótima testemunha a favor da ressurreição. Cidadão romano, Judeu comprometido, inteligente e bem preparado academicamente falando; inimigo famoso e ferrenho do Senhor! Ele não cria em Jesus, nem na sua Divindade, muito menos na sua Ressurreição.Ele perseguia e encarcerava os cristãos!Porém, após um encontro sobrenatural com Cristo ressurreto tornou-se um adorador! Testemunha ocular! Disposto a viver e morrer por Jesus!

Conclusão: A fé cristã tem base histórica sólida! Jesus Cristo ressurgiu com poder e grande gloria! As profecias se cumpriram! A morte foi vencida! E sua divindade e poder foi autenticada historicamente! Por isso os apóstolos perderam o medo e a covardia! Por isso sua igreja se espalhou pelo mundo inteiro! E se você ainda vive escravizado ao pecado, distante da graça de Deus. O desafio de amor do próprio Deus para sua vida é…:

“Creia no Senhor Jesus e serás salvo!”

-Não importa o seu passado!

-Não importa o que você fez ou com quem você andou!

Apenas, creia no Senhor Jesus e serás salvo!

Só Ele tem autoridade e direito para dizer:

“Eu sou a ressurreição e a vida!

Quem crer em mim, ainda que morra viverá!

E quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente!”

Compartilhe!!