“As minhas ovelhas ouvem a minha voz e eu as conheço.” ( João 10:27 )
Jesus conhece aqueles que são dele. O que é esse conhecimento?
João 10:3 é um paralelo próximo a João 10:27 . Diz: “As ovelhas ouvem a sua voz, e ele chama pelo nome as suas ovelhas e as conduz para fora”.
Então, quando Jesus diz: “Eu os conheço”, isso significa pelo menos que ele os conhece pelo nome; isto é, ele os conhece individual e intimamente. Eles não são anônimos, perdidos no rebanho.
João 10:14–15 fornece outra visão: “Eu sou o bom pastor. Eu conheço os meus e os meus me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai”.
Há uma semelhança real entre o modo como Jesus conhece seu Pai no céu e o modo como ele conhece suas ovelhas. Jesus se vê no Pai e se vê em seus discípulos.
Até certo ponto, Jesus reconhece seu próprio caráter em seus discípulos. Ele vê sua própria marca nas ovelhas. Isso os torna queridos para ele.
Ele é como um marido esperando a esposa no aeroporto, observando cada pessoa desembarcar do avião. Quando ela aparece, ele a conhece, reconhece seus traços, vê em seus olhos um reflexo feliz de seu próprio amor. Ele se deleita nela. Ela é a única que ele abraça.
O apóstolo Paulo coloca assim: “O firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: ‘O Senhor conhece os que são dele’” ( 2 Timóteo 2:19 ).
É difícil exagerar o tremendo privilégio que é ser conhecido pessoalmente, intimamente e com amor pelo Filho de Deus. É um dom precioso para todas as suas ovelhas, e contém em si profunda comunhão e afeição pessoal e a promessa de vida eterna.