Que você seja fortalecido com todo o poder, de acordo com o seu poder glorioso, para toda a paciência e paciência com alegria. ( Colossenses 1:11 )
“Fortalecido” é a palavra certa. O apóstolo Paulo orou pela igreja em Colossos, para que fossem “fortalecidos com todo o poder, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e paciência ” ( Colossenses 1:11 ). A paciência é a evidência de uma força interior.
Pessoas impacientes são fracas e, portanto, dependentes de apoios externos – como horários que dão certo e circunstâncias que sustentam seus corações frágeis. Suas explosões de juramentos e ameaças e duras críticas aos culpados que cruzaram seus planos não parecem fracos. Mas esse barulho é uma camuflagem de fraqueza. A paciência exige uma tremenda força interior.
Para o cristão, essa força vem de Deus. É por isso que Paulo está orando pelos colossenses. Ele está pedindo a Deus que os capacite para a paciência que a vida cristã exige. Mas quando ele diz que a força da paciência é “segundo o poder glorioso [de Deus]”, ele não quer dizer apenas que é preciso poder divino para tornar uma pessoa paciente. Ele quer dizer que a fé neste “poder glorioso” é o canal pelo qual vem o poder para a paciência.
A paciência é de fato um fruto do Espírito Santo ( Gálatas 5:22 ), mas o Espírito Santo capacita (com todos os seus frutos) através do “ouvir com fé ” ( Gálatas 3:5 ). Portanto, Paulo está orando para que Deus nos conecte com o “poder glorioso” que fortalece a paciência. E essa conexão é a fé.